Prisma da Conversação:

O Universo das Redes Sociais em Constante Evolução

O prisma da conversação — ou em inglês, Conversation Prism — é um infográfico que apresenta o panorama efervescente das redes sociais. A ferramenta foi criada originalmente por Briam Solis e vem sendo utilizada no mundo inteiro como um mapa para identificar os melhores canais de engajamento e divulgação na web social.
Acompanhe as próximas informações e entenda:

O vasto universo das redes sociais

Mesmo com a “dominância” do Facebook e Instagram, o universo das redes sociais está em constante crescimento e evolução. A cada ano surgem novas propostas, aplicações e ideias para compor canais inovadores de interação e troca de informações. Prova disso é que a última versão do infográfico “Conversation Prism” apresenta mais de 200 plataformas sociais segmentadas em 27 categorias.
É claro que nenhuma empresa deve investir cegamente nas redes sociais apenas porque “está na moda”. De acordo com Briam Solis, criador do infográfico e especialista em comunicação digital, uma marca só deve estar presente em plataformas onde o retorno é garantido. Muitas vezes, é necessário explorar as oportunidades além das redes “tradicionais”, buscando canais diferenciados onde seja possível ganhar e introduzir valor.

Redes sociais: indo além do Facebook e Instagram

O termo “rede social” refere-se a qualquer plataforma da web focada em estabelecer o compartilhamento de informações através de vídeos, fotos ou textos. Ao observar atentamente o Conversation Prism, é possível notar um verdadeiro “oceano” de plataformas para públicos e objetivos específicos, incluindo opções para setores de viagem, música, eventos, e-commerce, pesquisa, entre outros.
Um gestor de uma pousada, por exemplo, pode se beneficiar de redes voltadas para viajantes como Airbnb e Booking, que permitem divulgar as acomodações para quem já está procurando uma hospedagem. Já uma gravadora independente pode angariar público em redes como Last.fm e Spotify, que reúnem milhares de ouvintes e apaixonados por música.

Prisma de conversação e as principais categorias de redes sociais

Para garantir uma estratégia realmente efetiva nas redes sociais, é importante conhecer as principais categorias do prisma de conversação. Veja, a seguir, alguns nichos de destaque:

Blog/ microblog:

nesta categoria estão as redes voltadas para compartilhamento de textos como WordPress e Tumblr, que são ideais para desenvolver o marketing de conteúdo.

Social marketplace:

neste nicho estão as redes focadas em divulgação de produtos ou serviços. Um bom exemplo é o Groupon que promove estabelecimentos e ofertas em várias cidades do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Portugal e Reino Unido.

Video:

neste segmento, estão as plataformas de conteúdo audiovisual como YouTube e Vimeo, bastante utilizadas em estratégias de engajamento e publicidade direta.

Business:

nesta categoria estão as redes voltadas ao networking, divulgação de talentos profissionais e fechamento de negócios. O melhor exemplo é o LinkedIn, que já possui mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

Imagens/Álbum de fotos:

este nicho é composto por redes de compartilhamento de fotos, ilustrações e imagens em geral. Entre as plataformas mais famosas estão o Instagram, Flickr e Pinterest que podem ser utilizadas com propósitos comerciais.

Conheça o Prisma e veja onde estão inseridas as redes sociais mais estratégicas:

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212