5 Dicas de Marketing

para Empreender em 2019

Com 2018 chegando ao fim, é hora de planejar um novo ciclo de projetos e ações de marketing que moldarão o sucesso do ano vindouro. E com as previsões mais otimistas para o mercado, a natural que empresas de diferentes segmentos queiram apostar em uma estratégia mais robusta e assertiva em 2019.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, 57% dos CEOs pretendem aumentar seus investimentos em marketing em 2019, direcionando um maior budget para ações de inovação, personalização e conteúdo.  Se você também deseja reforçar suas táticas de marketing no próximo ano, veja cinco etapas essenciais para gerar grandes resultados:

Tenha um produto/serviço atrativo

Disponibilizar produtos com características marcantes ou serviços com benefícios únicos é o primeiro passo para garantir o sucesso das suas ações de marketing. Afinal, de nada adianta criar anúncios e divulgações se a sua empresa não oferece algo que atenda as expectativas dos consumidores.

Portanto, busque oferecer soluções inovadoras que ainda não existem no mercado ou incrementar algo já existente. Foque também em agregar valor e atrativos ao seu produto, tornando-o “irresistível” para o público.

Analise o mercado e defina seu público alvo

Saber exatamente qual é o grupo de consumidores mais propensos a adquirir o seu produto ou serviço é essencial para segmentar suas ações de marketing. Uma marca de joias, por exemplo, deve focar no público com alto poder aquisitivo para assegurar altas taxas de retorno em suas campanhas.  Por isso, faça uma análise de mercado e descubra os critérios que definem o seu público alvo como faixa etária, gênero, localização e classe socioeconômica.

Crie uma marca forte (branding)

O branding é um conjunto de estratégias que visam não só elaborar um logotipo criativo, mas construir uma marca de significado autêntico, emocional e persistente.  O objetivo é fazer com que o nome da sua empresa ecoe na memória dos consumidores, sendo lembrado por seus valores e diferenciais. A partir de uma estratégia de branding bem-sucedida, a emoção positiva pode ser intensificada, reforçando sua credibilidade e conexão com o consumidor.

Promova a sua marca e o seu produto

Falhas na divulgação e uma publicidade mal elaborada podem ser fatais para sua marca, mesmo que ela ofereça os melhores produtos do mercado. Afinal, somente uma estratégia de promoção completa, que integre ações online e off-line, tornará uma marca conhecida, comentada e valorizada frente à concorrência.

Assim sendo, não deixe de investir em peças gráficas de propaganda, social media marketing (promoção em redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter) e Inbound Marketing (SEO, SEM, Analytics e Adwords).

Ouça o seu cliente e mude o que for necessário 

Ouvir as opiniões de seus clientes, buscando compreender suas insatisfações, sugestões e necessidades, é essencial para evoluir sua marca.  Por isso, treine sua equipe para coletar informações sobre a experiência do cliente e, sempre que possível, convide um grupo de consumidores para participar do planejamento e desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Monitore também os comentários do Facebook, Instagram e canais de reclamação como o “Reclame Aqui”, buscando resolver quaisquer conflitos e melhorar os pontos fracos de sua marca.

Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelos outros conteúdos do nosso blog.  E se você ainda não sabe como começar seu planejamento de marketing para 2019, conte com a BAUM!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212