A Importância das Redes Sociais

para o Sucesso de sua Marca!

De acordo com um estudo da We Are Social e Hootsuite, 62% dos internautas brasileiros são usuários de redes sociais.  Isso corresponde a um total de 130 milhões de pessoas que navegam diariamente por redes como Facebook, Instagram e YouTube. A pesquisa também averiguou o tempo gasto nessas plataformas: em média, os brasileiros passam pelo menos 3 h 40 m por dia compartilhando, curtindo, assistindo e socializando virtualmente.

Tais dados revelam a importância de utilizar as redes sociais em sua estratégia de marca, seja para gerar mais engajamento, credibilidade ou conquistar novos clientes.  Se você ainda não está convencido de que precisa trabalhar seu “social branding” nessas mídias, acompanhe as próximas informações:

Entendendo o que é social branding

O social branding é um conceito comunicativo focado em gerar interações mais próximas entre uma marca e seu público. O objetivo é estabelecer diálogos descontraídos e conexões autênticas que fortaleçam a lembrança da marca na memória do consumidor.

O principal território midiático para aplicar o social branding é o ambiente de redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn, onde se encontram milhares de pessoas ávidas por conteúdo interessante e inovador.

É pertinente ressaltar, porém, que cada marca se adequa a um tipo específico de rede social. Por exemplo, marcas B2B – ou seja, que vendem apenas para empresas – podem obter excelentes resultados com o LinkedIn, que concentra um grande número de empresários e gestores. Já as marcas do setor de moda, cosméticos ou arquitetura podem se beneficiar do Instagram, que reúne jovens e adultos de diversas idades.

Mais dados e estatísticas relevantes

A pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela Rock Content, constatou que 94%, das empresas estão presentes nas redes sociais. Desta parcela, 62% consideram que essas mídias têm um papel crucial para o sucesso dos seus negócios devido à visibilidade e interação com o público.

A rede que mais gera engajamento é o Facebook com 97,6% de adesão, seguida do Instagram com 80,2%. Já o YouTube tem apresentado um aumento constante de audiência, atingindo 47,6% da população atualmente.  A expectativa é de que até 2020 a plataforma tenha o dobro de inscritos em razão do crescimento do conteúdo em vídeo.

Estratégia de marca nas redes sociais

Quando uma marca cria sua página nas redes sociais tudo parece simples, mas o fato é que gerenciar essas plataformas é uma tarefa bastante complexa. Afinal, é necessário criatividade, comprometimento e análise de métricas para garantir um bom retorno com a estratégia.

Por isso, antes de criar uma fan page ou perfil, invista em um planejamento consistente de conteúdo, que envolva a criação de temas, designs e fotografias para as postagens. Se não houver uma estratégia bem organizada, a marca pode comprometer a frequência e qualidade dos posts, correndo o risco de perder audiência e ter resultados insatisfatórios.

Caso sua empresa não tenha profissionais especializados em redes sociais, a melhor opção é contratar uma agência especializada como a BAUM.  Somos experts em desenvolver estratégias de marketing e branding com foco especial em mídias como Facebook e Instagram. Entre em contato e saiba mais!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212