Marketing 4.0

Conheça a nova era de ações digitais

Marketing 4.0 é um conceito recente, que engloba novos métodos, plataformas e mídias para publicidade, comunicação e propaganda. De acordo com o autor Philip Kotler – um dos maiores teóricos e especialistas no assunto –, o Marketing 4.0 representa uma nova era em que o universo digital se torna prioridade nas estratégias empresariais.
Se há alguns anos as táticas de divulgação se concentravam em anúncios de TV, jornais e revistas, atualmente é necessário expandi-las para as mídias online. Mas não se trata de apenas criar uma fan page no Facebook ou Instagram. Na prática, o Marketing 4.0 corresponde a uma completa revolução nas relações de compra e venda, onde a conectividade passa a comandar a lógica dos negócios.
Para entender melhor, acompanhe os próximos tópicos:

O significado de Marketing 4.0

No Marketing 4.0 a internet assume um papel central na implementação de estratégias. O objetivo é estreitar o relacionamento com o público e incitar diálogos mais “horizontais” e menos hierárquicos, conversando com os consumidores de igual para igual. Isto significa dar voz aos seus clientes, permitindo que eles manifestem opiniões e expectativas em relação à sua marca, produto ou serviço.

Características do Marketing 4.0

Segundo Philip Kotler, o Marketing 4.0 é marcado pela convergência das estratégias online e off-line. Afinal, o consumidor moderno interage constantemente pela internet, mas ao mesmo tempo, valoriza as experiências no mundo real.
Assim, o propósito dessa nova era do marketing é integrar os canais físicos e virtuais, de modo a proporcionar vivências completas e garantir que seus clientes se sintam satisfeitos com a sua marca.
Por exemplo, se alguém acessar sua loja virtual e preferir comprar na loja física, permita que essa jornada de consumo seja a mais fácil, fluida e satisfatória possível. Lembre-se de que o cliente deve “deslocar-se” entre on e off sem notar que existe uma fronteira.

Aplicando o Marketing 4.0

Implementar este novo conceito mercadológico requer uma série de ações práticas que consistem basicamente em:

  • Humanizar a marca: todas as suas estratégias de branding e comunicação devem ter uma personalidade própria, tal como um ser humano que manifesta valores e comportamentos específicos. Um ótimo exemplo de humanização é a personagem “Lu”, do Magazine Luiza, que dá dicas para os clientes e interage nas redes sociais.
  • Investir em marketing de conteúdo: tenha um blog com artigos, e-books, infográficos, vídeos e outros conteúdos que esclareçam as dúvidas de seus potenciais clientes.
  • Criar uma experiência omnichanel: integre seu ponto de venda físico com um e-commerce, aplicativo de vendas e atendimento direto nas redes sociais.

Apostar em ações de marketing online: trabalhe simultaneamente com anúncios do Google, YouTube, Facebook Ads, Instagram e outras modalidades de publicidade digital.

Por que o Marketing 4.0 deve ser explorado pela sua empresa?

Embora os consumidores estejam conectados o tempo todo e a internet tenha se tornado o principal ambiente de comunicação e consumo, muitas empresas ainda insistem em prosseguir com estratégias ultrapassadas. Isso demonstra que as relações entre públicos e marcas estão em descompasso.
Para mudar essa realidade, é fundamental que as empresas despertem imediatamente para o mundo digital e comecem a explorar as últimas abordagens do Marketing 4.0. Somente assim será possível estabelecer uma interação autêntica com os consumidores e construir uma marca de sucesso.
Precisa de ajuda para adentrar nesta nova era do marketing? Então, entre em contato conosco!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212