O Poder do Marketing no Natal
4 Dicas para Trabalhar sua Marca na Época Mais Lucrativa do Ano
16 de janeiro de 2019
Em todo o globo, o Natal é considerado a data mais especial do ano não só pelo seu significado religioso, mas pelo seu poder de reunir famílias e amigos para compartilhar felicidades e alegrias. E para a maioria absoluta da população, o Natal também é a época de comprar presentes, ornamentos decorativos, itens de festa e pacotes de viagem.
De acordo com dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o Natal de 2018 deve movimentar 53,5 bilhões em compras. A previsão é de que pelo menos 110 milhões de brasileiros invistam em presentes, o que corresponde a 72% dos consumidores.
Evidentemente, as marcas que apostam em uma campanha de marketing natalina sempre saem à frente da concorrência e obtêm uma excelente “fatia” desse volume de compras. Se sua empresa ainda não investiu em uma estratégia de Natal, acompanhe as próximas dicas:
Crie postagens de valor
O Natal é uma data de grande valor emocional para a maioria das pessoas, por isso, as postagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais devem ter um conteúdo encantador, que desperte sentimentos nobres e não apenas o desejo de consumo.
Assim, o ideal é mesclar posts comerciais e comemorativos, demonstrando que sua marca não se preocupa apenas em vender, mas em celebrar o real significado da data. Ao agregar valor emocional à comunicação, é possível criar uma conexão mais profunda com o seu público e angariar verdadeiros “fãs” da marca.
Invista em design temático
Da mesma forma que as lojas físicas são enfeitadas com árvores, guirlandas, laços de fita e luzes brilhantes, os espaços virtuais de sua empresa devem ser ornamentados com elementos gráficos especiais.
Para tanto, basta incrementar o layout do site, a capa do Facebook e os banners publicitários com símbolos clássicos como chapéu de Papai Noel, flocos de neve, pinheiros, sinos e velas. Desse modo, sua identidade visual ganhará uma nova roupagem, que reafirma o clima de festa e celebração.
Aposte no inbound marketing
Presentear seus seguidores e clientes com conteúdos especiais de Natal é uma ótima forma de surpreendê-los e atrair olhares para sua marca. Se você tem uma empresa do setor alimentício, por exemplo, vale a pena disponibilizar um e-book com receitas natalinas, destacando combinações gastronômicas que envolvam os seus produtos.
Além de ser um “mimo” para o público, este tipo de conteúdo é uma poderosa ferramenta de inbound marketing que desperta o interesse espontâneo dos consumidores, em vez de interrompê-los com propagandas invasivas.
Trabalhe o marketing de experiência
A hora de abrir os presentes é o auge da noite de Natal. Por isso, aproveite este momento para encantar o cliente e proporcionar-lhe uma experiência única. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, uma ótima dica é incluir no pacote um cartão escrito à mão desejando boas festas ou enviar um brinde natalino. Assim, sua marca criará um vínculo sentimental com o cliente, além de tornar a experiência de compra mais gratificante e positiva.
Agora que você já sabe a importância de investir em marketing de Natal, é hora de impulsionar suas estratégias.
Recomendados
-
Facebook Ads14 de agosto de 2019/0 Comments
-
Gatilhos Mentais4 de julho de 2019/
-
Instagram Vendedor19 de junho de 2019/