Persona – A chave para o sucesso

das ações de marketing digital

Em marketing digital, personas são pessoas fictícias que representam clientes específicos de uma determinada empresa. Na prática, trata-se de um personagem criado para refletir os comportamentos, características, desejos e necessidades de um consumidor real, além do seu estilo de vida, motivação, desafios e preocupações. 

A elaboração de personas é uma das etapas mais importantes para estratégias de conteúdo e divulgação online. Isto porque esses “avatares” vão orientar a produção de textos, imagens, vídeos ou qualquer outro material que será publicado em seu blog ou redes sociais.

Acompanhe as próximas informações e entenda:

A diferença entre público-alvo e persona

De modo genérico, o público-alvo engloba uma ampla parcela da sociedade quepode se interessar pelos seus produtos ou serviços. Já a persona delimita um perfil específico de cliente e corresponde a uma individualidade dentro do seu público-alvo. Veja um exemplo simples:

  • Público-alvo: mulheres de 18 a 45 anos, solteiras ou casadas, de diferentes profissões, com renda média mensal de R$3.500. Pretendem adquirir sapatos personalizados e desenhados por uma estilista renomada.
  • Persona: Victória Giacomo tem 27 anos e é diretora administrativa de uma grande empresa. Adora sapatos exclusivos e sempre compra um novo modelo para ocasiões especiais. Está buscando uma sandália de salto meia-pata para a formatura da irmã mais nova.

 

Por que criar personas para sua estratégia?

Uma estratégia de marketing que não seja embasada em personas bem definidas pode resultar em erros grosseiros de comunicação ou interações inoportunas com consumidores que não têm o menor interesse no que a sua empresa oferece.

Assim, a projeção desses personagens é fundamental para garantir que seus conteúdos sejam lidos ou visualizados pelas pessoas certas, isto é, aquelas que têm maior propensão a estabelecer um contato com a sua empresa.

Veja, a seguir, outros motivos para utilizar personas em sua estratégia:

  • Definir o melhor estilo e tom de escrita para os seus conteúdos;
  • Compreender os diferentes perfis de consumidores e quais informações eles buscam;
  • Trabalhar com temas interessantes e títulos chamativos;
  • Oferecer conteúdos que entreguem soluções e esclareçam as dúvidas de cada perfil de cliente.

 

Mas, afinal, como criar personas?

Para projetar personas autênticas e relevantes, é fundamental “investigar” as características reais dos seus consumidores, buscando dados verídicos que ajudem a definir os pontos-chave para cada perfil.

Essa investigação pode ser feita a partir de entrevistas descontraídas com potenciais clientes ou a partir de uma pesquisa aprofundada do seu público-alvo. 

Após coletar informações sobre as diversas individualidades de consumidores, é hora de montar os personagens. O ideal é colocar um nome fictício acompanhado de idade e profissão, e uma descrição completa de seus comportamentos, hábitos de compra, objetivos, entre outros detalhes.

Se você sente dificuldades em elaborar personas e produzir conteúdos para sua marca, entre em contato com a nossa equipe. Podemos ajudá-lo em todas as etapas do seu projeto de marketing digital!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212