Sua Identidade Visual Vai

Muito Além do Logotipo!

A identidade visual é o conjunto de cores, símbolos e tipografia que compõe uma marca. Por representarem uma imagem mercadológica, esses aspectos estéticos influenciam diretamente na percepção sensorial dos consumidores e no valor subjetivo de uma empresa ou produto.

Assim, todo empreendedor que se preocupa com a imagem do seu negócio, deve investir em uma identidade visual, que vai muito além do logotipo. Para cada marca, existe um universo de elementos que deve ser explorado para gerar status e encantamento perante o público. Acompanhe as próximas informações e saiba mais:

Logotipo: o protagonista da identidade visual

É a partir do logotipo que os consumidores reconhecem o estilo e a personalidade de uma marca. Ao observar as cores, formas e letras, o público consegue distinguir a proposta da empresa, definindo se ela é tradicional, moderna ou de vanguarda.
Elementos luxuosos e tons metálicos, por exemplo, despertam uma percepção de marca “premium”, enquanto cores vivas e letras desenhadas remetem a uma marca para jovens.

Desse modo, o logotipo pode ser definido como a “estrela” da identidade visual. Sua elaboração exige não só uma equipe especializada, mas um estudo minucioso do perfil de público e das percepções que devem ser projetadas pelo conjunto de elementos.
Indo além do logotipo.

De acordo com a Social Media Examiner, 37% dos especialistas em marketing consideram a identidade visual o atributo mais importante de uma estratégia de branding. Isto porque os aspectos de design têm o poder de construir significados e valores emocionais sobre uma determinada empresa ou produto. Trata-se de um processo semiótico que influencia no desejo de consumo e na atração de verdadeiros
fãs da marca.

No entanto, a identidade visual não deve se limitar a um logotipo marcante. Detalhes adicionais como slogan, tagline, personagens ou mascotes podem ser fundamentais para algumas marcas se destacarem no mercado. Afinal, uma estratégia de branding requer não só elementos que encantem aos olhos, mas conceitos objetivos que sejam capazes de dialogar com o público.

A influência da identidade visual no valor financeiro da marca

A notoriedade de uma marca é decisiva para as vendas do produto ou serviço que ela representa. Basta pensar que, diante de uma prateleira ou vitrine, o consumidor analisa não apenas as diferenças de preço, mas também o renome e a tradição de cada opção apresentada. Estes aspectos de força e peso na decisão de compra definem o brand equity de uma marca, isto é, o seu valor financeiro diante do mercado nacional e/ou internacional.

Muitos empreendedores, em seu início de carreira, ignoram o potencial de sua marca e sequer a enxergam como um ativo financeiro. Esse é um grande erro, pois embora uma marca principiante não tenha um grande valor, nada impede que ela se torne famosa e atinja cifras milionárias em poucos anos.

Por isso, quando o assunto é estratégia de branding, vale a pena investir em um trabalho profissional, que valorize a criatividade e a originalidade na hora de compor a imagem de sua marca.

Se você precisa de uma equipe especializada para desenvolver e gerenciar a sua marca no mercado, entre em contato conosco!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212