Tendências do Marketing Digital

que vão Bombar seu Negócio em 2019

Não é novidade que o marketing digital está em contínua evolução. De tempos em tempos, surgem novas mídias, conceitos e tecnologias que impactam diretamente a dinâmica das estratégias online.  Ao longo de 2019, diversas inovações e ferramentas serão exploradas para alavancar os projetos de branding e divulgação. Quer saber mais? Então acompanhe os próximos tópicos e descubra o que será tendência este ano:

Uso de vídeos

Os vídeos e transmissões ao vivo – também chamadas de “lives” – serão os protagonistas das estratégias de conteúdo em 2019.  De acordo com uma pesquisa realizada pela Livestream em parceria com a New York Magazine, 73% das empresas B2B que já apostaram em videomarketing obtiveram um retorno positivo.  Além disso, 97% dos negócios relataram um aumento da audiência de marca através das “lives” no YouTube, Instagram e Facebook.

Chatbots

Os chatbots ou “chats de atendimento automático” já são implementados por diversas empresas e e-commerces.  Embasada em inteligência artificial e banco de dados, essa ferramenta consegue esclarecer dúvidas em tempo real, entregar orçamentos personalizados e até simular diálogos realistas.

A expectativa é de que, em 2019, milhares de empresas adotem essa tecnologia para aumentar a produtividade em seu setor de atendimento. Inclusive, um relatório recente da Grand View Research indica que o uso de chatboots crescerá 24% a cada ano até 2025.

Pesquisa por voz

De acordo com um levantamento da ComScore, 50% das buscas no Google serão realizadas por comando de voz até 2020. A pesquisa também aponta que essas buscas terão uma linguagem mais cotidiana e informal, exigindo novas adaptações nas estratégias de SEO e SEM.

Por exemplo, em vez de digitar “melhores pizzarias em sp”, é mais provável que o usuário diga “Ok Google, onde está a melhor pizzaria em São Paulo?”. Desse modo, o grande desafio será ajustar os critérios de SEO para alcançar um bom posicionamento tanto nas pesquisas por voz quanto naquelas realizadas por texto.

Marketing de Influência

Conforme indica uma pesquisa da Linqia, 86% dos profissionais de marketing consideram que as parcerias com influenciadores digitais – blogueiros e youtubers, por exemplo – são extremamente efetivas para as campanhas de divulgação e vendas. Em 2019, grande parte das marcas brasileiras deve apostar no marketing de influência para impulsionar seus produtos através de “figuras públicas” ou celebridades da internet.

Branded Search

Aumentar a notoriedade da marca em motores de busca é o principal objetivo do branded search – uma estratégia que combina táticas de branding, SEO e SEM. Quanto mais intensa for essa integração, melhor será a performance em tráfego qualificado e captação de novos clientes.

Uma sondagem realizada pelo Google concluiu que a popularidade de uma marca pode aumentar de 30% a 53% quando os consumidores visualizam anúncios de texto no topo dos resultados de busca.  E mais: a ausência da marca nas melhores posições de pesquisa pode ser interpretada como uma “fraqueza” perante a concorrência.

Agora que você descobriu o que será tendência ao longo de 2019, que tal iniciar seu planejamento de marketing digital? Se não sabe por onde começar, conte com a equipe da BAUM!

Recomendados
Compartilhe
0 Comments

No Comment.

Precisa de um projeto?

BAUM MARKETING & BRANDING

Av. Nova Cantareira 5034A – Tucuruvi – São Paulo – SP

Fone: (11) 98357 2212